Você sabe a diferença entre Renda Ativa e Renda Passiva?

06-11-2010 22:28

Podemos dizer que enquanto a grande maioria dos milionários possui uma alta renda passiva, nós os simples mortais, dependemos quase que exclusivamente de nossa renda ativa.

Renda ativa é aquela que recebemos no final ou no inicio do mês depois de um exaustivo  mês trabalhado, portanto, é o nosso salário ou o pro-labore. Todos aqueles que tem um renda derivada de um serviço prestado no mês imediatamente anterior, seja através de salário ou de  pro-labore, possuem uma renda ativa e embora, momentaneamente pague as nossas contas mensais ou até mesmo seja suficiente para poupar uma parte dela, todavia, dificilmente fará com que nos enriqueçamos, pois via de regra, por mais que ganhemos bem, muito raramente, conseguiremos atingir um patamar suficiente para vivermos em um alto padrão de vida em um período de tempo relativamente curto.

Com toda a certeza, você sabendo do valor da sua renda ativa, você pode se programar, viver ou sobreviver de acordo com o seu padrão, porém, não querendo  desanimá-lo, os seus objetivos financeiros de enriquecimento, se é que os possui, será atingido muito tardiamente e talvez você sequer terá tempo de usufruí-lo.

Agora suponhamos que por motivos de doença ou desemprego, você fique sem a sua única fonte de renda, como ficará a sua saúde financeira? Difícil, não é?

Nestes momentos difíceis é que verificamos, que a nossa vida realmente está sujeita a grandes alterações  e via de regra não estamos preparados para enfrentá-las.

O que estou tentando  transmitir é que viver unicamente de uma renda ativa é difícil de se atingir a independência financeira e aí está a grande diferença entre a classe média e baixa da classe alta, pois estes podem até possuir uma renda ativa derivada de seu trabalho, porém ao lado desta, desfrutam também da conhecida Renda Passiva, aquela que é auferida independentemente de se trabalhar. Pensemos assim, é aquela renda que você a terá mesmo que não faça nada para tê-la. É a renda auferida pelos juros das aplicações financeiras, dos dividendos das ações, dos aluguéis e arrendamentos percebidos, entre outros.

A diferença entre o rico e o pobre, de forma singela é esta, enquanto que o pobre se perder o emprego, passará por todo tipo de privação material possível, o rico por sua vez, terá em sua retaguarda, outras rendas, prontas a dar-lhe amparo nos momentos de falta da renda ativa.

Cabe a cada um de nós que vive apenas às custas de uma renda ativa, que tente alterar o seu comportamento, de uma forma ou de outra, para que também venha a conquistar uma renda passiva, mesmo que inicialmente pequena, para que progressivamente ela venha a aumentar e esta nova renda passe a ter condições de pagar às suas despesas mensais.

 

Abraços

 

 

Denilson