Divulgar o site

11-11-2010 00:09

 

      Agora que você já tem o seu site ou blog, deixou-o com um visual legal, fácil de navegar e com conteúdo de qualidade, resta agora, fazer a parte mais difícil, que é a divulgação do seu trabalho. Muito embora, existam muitas alternativas, porém, uma só isolada, muito pouco fará em seu favor.

        Infelizmente, você necessitará se utilizar de muitos instrumentos para tentar tornar o seu site popular para que as visitas sejam constantes e você não fique com a impressão de que está as moscas, de que só você e mais você estão lendo os artigos publicados.

        Primeiro passo, publicar o nome do seu site nos mecanismos de busca, principalmente, os mais importantes, como o Google, Yahoo, AltaVista, entre outros. Normalmente, basta voce entrar em ADD Site, quando em ingles, ou Adicional Site, quando em portugues e preencher o endereço completo de seu trabalho, que após alguns dias, voce já possa encontrá-lo nos mecanismos de busca. Porém, não é tão fácil, pois via de regra, os sites de busca costumam divulgar em suas primeiras páginas, os sites reconhecidamente comerciais, os mais visitados e aqueles que otimizam as suas palavras chaves (TAGS). Otimização de um site é deixá-lo de acordo com o critérios de busca exigidos pelo Google e são vários, no qual oportunamente falarei. Portanto, tudo pode estar redondinho em seu blog, porém se o seu site não tiver as palavras chaves que estão sendo digitadas ou os requisitos exigidos pelo Google, então será difícil. Qualquer internauta que seja, quando faz uma pesquisa, basicamente ele olhará até as duas primeiras páginas, então se o site estiver localizado na terceira, quarta, vigésima página, dificilmente, o Google conseguirá fazer com que alguém chegue ao seu endereço, a não se o pesquisador digitar todo o endereço do site, mas isto sabemos que dificilmente acontece.                Q

 

                Qua

              Uma das modalidades que eu considero muito eficaz é você enviar links para os sites especializados em divulgar trabalhos de blogueiros,  estes sites  são costumeiramente conhecidos como Agregadores de blogs e através deles, você enviará links  e a grande quantidade dos leitores deles terá a disposição também os seus artigos. 

                Através destes agregadores de blogs, o mundo virtual tomará conhecimento da existência de seu trabalho e se o conteúdo agradar a determinada pessoa, esta com certeza, retornará mais e mais, além de também divulgar o seu site para outros amigos reais e virtuais.

            Existem muitos sites especializados nesta modalidade de divulgação, porém entre os mais conhecidos, eu coloquei os links que se encontram abaixo.

      Porém como disse acima, esta é uma das formas de divulgação e deve ser implementada, não esmorecendo de forma alguma.

        Outra forma, é através das redes sociais como Orkut, MSN, Twitter, correios eletrônicos, entre outras tantas e  deixando registrado nestas ferramentas o endereço de seu site ou blog,  cada vez que você os utilizar, seus amigos, verificarão  a existência de tal site e inicialmente, mais  movidos pela curiosidade, podem acessar para conhecer o trabalho desenvolvido por você e se for do agrado, retornarão novamente.

        Além destas formas de divulgação, Você pode também acessar as páginas de comunidades que tratam do mesmo assunto que você fala em seu site e deixar comentários, tecer elogios, demonstrar conhecimentos sobre o tema e isto pode fazer com que os visitantes daquela página também dêem uma passadinha pelo seu site.

        Fazer constar o endereço de seu site em cartões de visita também é uma possibilidade plausível, assim como a propaganda boca-a-boca.

        Voce pode tambem, fazer troca de links com outros blogs que tratam de assuntos semelhantes, assim voce fará propaganda do site dele e ele divulgará a sua propaganda e aí voces dois serão beneficiados, pois voce ja tem os seus leitores e agora poderá ter a companhia dos leitores daquele outro site e com o seu parceiro, teoricamente, acontecerá a mesma coisa.

                   No entanto, sou totalmente contrário a sair mendigando visitas, por mais que elas sejam necessárias, você necessita ter a consciência de que conquistar grandes quantidades de visitas diárias é algo difícil, que acontecerá depois de muito tempo de trabalho. O seu site irá aumentando a quantidade de visitas sim, com toda certeza, porém isto possivelmente aconteçerá de forma gradual, porém você não pode parar de postar novos artigos e que sejam de qualidade.

        Seja no mundo real ou virtual, não se pode queimar etapas, o seu site pode vir a ser o maior e o melhor, porém vamos com calma. Tudo a seu tempo.

 

Abraços a todos.

 

Denilson 

 

 

 

LinkLog

 

 

Uêba - Os Melhores Links
Colmeia: O melhor dos blogs

 

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!